Preparação

Sermão pelo Rev.Kenneth O.Stroh

"Portanto, estai vós também apercebidos;
porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais"


(Lucas 12:40).

Determina a ordem Divina da criação que todas as coisas finitas sejam moldadas e continuamente preparadas para a recepção mais plena possível da vida do Criador. Assim, cabe ao homem pôr-se em ordem para a recepção de Deus e preparar-se para ser um receptáculo e uma morada onde Deus possa entrar e, como em Seu templo, onde Ele possa morar. E todos nós somos exortados a estarmos vigilantes e preparados para a hora em que o Senhor vier. Esta preparação deve ser feita pelo homem, como por si mesmo, e, todavia, deve reconhecer que é feita por Deus. Pois embora o homem não possa sentir de forma manifesta a presença e a operação de Deus, não obstante o Pai Celestial, que está presente conosco, comunica e opera todo bem do amor e toda verdade da fé que o homem é capaz de receber (V. VRC 105).
E assim, a necessidade de nos prepararmos para a coisas que virão é um princípio da ordem da Divina Providência em relação ao mundo, a igreja e ao céu. Toda coisa criada existe como um resultado de preparação. Cada coisa é parte de uma série infindável de conseqüências, cada parte visando a novas coisas. E cada coisa nova depende das que a precederam; daí vem sua existência e sua qualidade. O sol é necessário para a criação e a preservação da terra. O reino mineral é uma preparação necessária para o crescimento da vida vegetal. O reino vegetal é essencial para a existência do reino animal. E todos estes reinos, mineral, vegetal e animal, preparam a morada do homem na terra.
Ora, qualquer pessoa dotada de razão sã se esforça para estar adequadamente preparada para qualquer serviço que escolher ou que for desempenhar. Ela terá de adquirir a instrução, a habilidade e o conhecimento necessários para o bom desempenho de sua obra. Se ela assume uma tarefa para a qual não está assim preparada, os resultados de seu trabalho serão precários. Mas, se estiver bem preparada, poderá fazer um bom trabalho.
Semelhantemente, o Senhor precisa fazer alguns preparativos para que a obra de Sua igreja na terra possa crescer e prosperar, e a ordem da Divina Providência pode ser vista na história de várias igrejas que existiram neste mundo. Podemos ver a preparação para o estabelecimento de uma igreja entre os israelitas quando o Senhor levantou líderes como Moisés, Arão e Josué. Os quarenta anos de jornada no deserto, os milagres ali ocorridas e as batalhas vitoriosas foram preparativos para o estabelecimento da nação onde haveria a Igreja Judaica.
Podemos ver a preparação para a vinda do Senhor ao mundo e para o estabelecimento da Igreja Cristã na aparente reforma da Igreja Judaica, na reconstrução do templo em Jerusalém, no avanço do conhecimento promovido pelos gregos, na obra de João Batista, a "voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor". E quando o próprio Senhor glorificou o Seu Humano e o fez Divino, enviando os discípulos para pregarem o evangelho do reino, tudo já estava preparado para a instauração de uma nova igreja, a Igreja Cristã.
Podemos ver a Divina Providência atuando especialmente na preparação que se fez para a Segunda Vinda do Senhor e para o estabelecimento da Nova Jerusalém. O Juízo Final se realizou no mundo espiritual a fim de restaurar a ordem naquele mundo e prover a liberdade mental dos homens. Emanuel Swedenborg, o servo do Senhor, foi Divinamente conduzido para a tarefa de revelador do sentido espiritual da Palavra, e foi guiado pelo Senhor mesmo nos Escritos das Doutrinas Celestes que constituem a Palavra do Senhor para a Nova Igreja, a igreja que está agora em seu início, em sua forma infantil.
A Nova Igreja foi prevista e provida pelo Senhor desde a criação. Pode-se dizer que todas as coisas, desde a eternidade, contribuíam para que se realizasse a mais excelente de todas as revelações, e para a formação da Jerusalém Celeste entre aqueles que a podem aceitar e amar, e viver as suas verdades.
A mesma Ordem Divina da preparação é evidente em cada era da humanidade, ainda que o tempo e o lugar sejam diferentes. O Senhor tem agido sempre para julgar e corrigir a desordem; sempre tem vindo, seja em pessoa seja na Palavra que Ele revela para as pessoas de cada época. E sempre tem havido profecias para sustentar a esperança e encorajar o ânimo daqueles que anseiam receber o Senhor em seus corações. O Velho Testamento registra que desde os tempos antigos se conhecia a respeito do Advento do Senhor e se esperava por Ele. O Novo Testamento prediz a Segunda Vinda do Senhor nas nuvens do céu, com poder e grande glória. E toda essa preparação tem servido ao propósito Divino que estava claro desde a criação, a saber, a salvação da humanidade e a formação de um céu composto pelas almas humanas.
Mas é evidente que o Senhor quer salvar não apenas a humanidade em geral, mas cada homem e cada mulher em particular. O propósito íntimo da Providência Divina é que cada pessoa tenha um lugar especial no céu. Para isto, as Doutrinas Celestes proclamam a vinda perpétua do Senhor para todos aqueles que O receberem. E aqueles que dão ouvidos a essa proclamação são comparados aos "homens que esperam o seu Senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe". Esses habitam no Senhor, que está nos céus, e o Senhor habita neles. E Ele "os fará assentar, e, chegando-se, os servirá".
Portanto, é de suma importância que a pessoa reconheça a necessidade de estar assim preparada para a vinda do Senhor. Ela pode ter prazer em pensar que possui os conhecimentos da Nova Igreja ou que faz para de uma sociedade que defenda as verdades espirituais da Nova Jerusalém. Entretanto, deverá saber que, ainda que seja conveniente e bom ser membro da sociedade da Igreja, isto não garante de modo algum a recepção do Senhor. Porque a Nova Igreja deve ser uma igreja interna. E assim como alguém não pode se dizer membro de uma organização antes que esteja preparado para aceitar as responsabilidade que estão de acordo com sua capacidade, da mesma forma, só podemos entrar na igreja interna, a igreja real, se estivermos dispostos e formos capazes de assumir as responsabilidades de uma vida espiritual verda­deira. E isto requer preparação.
O Senhor disse: "Estai vós preparados". E Sua doutrina indica que esta preparação deve ser dupla. A Divina Providência opera sem cessar para assegurar a cada pessoa a possibilidade de sua salvação; essa obra da Providência é feita de uma tal maneira, que a pessoa não pode sentir sua ação e mal a pode compreender. No entanto, ela deve fazer o que lhe compete nessa preparação, caso contrário não poderá ser salva. Deve seguir o Senhor, dispor sua vida de um modo tal que sirva aos propósitos do céu mais do que aos de si somente; deve cooperar com o Senhor. Quando o Mestre agir, o homem deve reagir positivamente. E embora a salvação seja obra do Senhor, só, ainda assim a pessoa deve responder à voz do Senhor inteiramente como se a salvação dependesse dela mesma, todavia reconhecendo que, se pode fazer algo, é pelo Senhor. É só dessa maneira que se pode abrir a porta ao Senhor e entrar no curso da Divina Providência, de sorte que o Senhor possa vir como o Noivo da igreja, e os homens e mulheres da igreja possam ser como noiva preparada para seu marido, para o Senhor em Seu Humano glorificado.
O primeiro meio para esse propósito é a aquisição de conhecimento da Palavra, porque é pelo conhecimento que a pessoa entra num estado capaz de receber o Senhor. O conhecimento adquirido da Palavra faz elevar o entendimento humano; podemos comparar aos degraus da escada que Jacob viu em seu sonho, escada que, posta na terra, atingia o céu; nela os anjos subiam e desciam, enquanto o Senhor JEHOVAH ficava no alto. De fato, os conhecimentos abrem o caminho do influxo pelo qual o Senhor concede a bênção da salvação. E sem a luz do conhecimento não podemos ver o caminho; o homem fica em trevas e como um que dorme espiritualmente.
Contudo, o conhecimento da verdade não garante a salvação: somente ilumina o caminho que vai dar à salvação. E o caminho é a vida de penitência dos males e de regeneração. Implica lavar e limpar a mente e o coração, tirar os males dos atos de diante dos olhos do Senhor, evitar as cobiças do mal e viver a vida da caridade e do uso. Porque o homem que assim prepara sua vida é como aquele a quem o Mestre encontrou vigiando. A esse homem o Senhor proverá, gradativamente, uma vontade nova e celestial, um entendimento novo da verdade, para que nele a obra da regeneração pode ser cumprida e ele possa ser preparado para o céu. Tal pessoa é como aquele que tem os lombos cingidos e a candeia acesa: seus interiores são receptivos do calor celeste que é o bem do amor, e desfruta da iluminação e percepção espirituais provenientes das verdades da fé que o Senhor lhe concedeu. Para os que estão nesse estado o Senhor pode fazer todo bem; e, como Ele disse, "os fará assentar, e, chegando-Se, os servirá".
O desejo do Senhor é conceder essas bênçãos celestes a cada homem. Mas cumpre notar que homem algum pode jamais receber tudo o que o Senhor tem a oferecer: seria como um pequeno cálice para receber o oceano. O homem se prepara para a recepção de Deus e para a conjunção com Deus especialmente ao viver de acordo com a ordem Divina; e as leis da Ordem são todos os mandamentos de Deus, expostos na Palavra. Na verdade, só o Senhor pôde cumprir todos os mandamentos, tornando-Se Ele mesmo, quanto ao Seu Humano, receptáculo da plenitude da Divindade. Mas como Ele é infinito, Ele pode vir em plenitude para cada homem, fazendo seu cálice transbordar. E o grau da plenitude de Deus é limitado somente pela preparação do homem para recebê-Lo.
"Estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais". Estas palavras do Senhor são literalmente verdadeiras, pois nenhum de nós sabe a que horas o Pai Celestial virá para nos chamar para Si mesmo. Alguns entrarão na vida espiritual ainda na infância, outros no auge da juventude, outros na maturidade e outros atingirão a meia idade ou a velhice, antes que chegue a hora de sua chamada. Realmente, os caminhos da Divina Providência são insondáveis.  Entretanto, a medida de nossa preparação não é só o grau da regeneração, mas especialmente nossa boa vontade para recebê-Lo. De Sua parte, o Senhor não se retira de ninguém nem deixa de conceder Seu favor Divino a homem algum. Por isso, se o homem está na inocência, ou seja, no desejo sincero de querer ser guiado pelo Senhor, ele não precisa ter receio algum da morte ou da perdição, pois o Senhor disse: "Não temais, ó pequeno rebanho, porque ao Pai agradou dar-vos o reino".
É verdade que muitas pessoas não completam sua preparação para o céu enquanto estão neste mundo. Mas, se aqui se elas tiveram um pouco que seja de disposição para estarem preparadas, com sinceridade, então a obra será continuada e completada no mundo espiritual. Porque o aspecto admirável neste assunto é que a preparação para o céu é apenas o começo de uma obra que continuará eternamente. O Senhor vem de novo para os anjos em cada um de seus novos estados de recepção d`Ele, e cada estado novo traz novos deleites e um aumento de felicidade e paz.
Em Seu infinito amor o Senhor quer se conjuntar com todos, tantos os que estão longe quanto os que estão perto d`Ele, para lhes dar livremente as Suas bênçãos e fazê-los felizes. Por isso o Senhor está continuamente preparando os anjos para uma recepção interior sempre crescente de Sua vida e Sua bem-aventurança. E também está continuamente preparando para o céu todos os homens e mulheres que, por afeição da verdade e do bem, submeterem suas vidas à direção de Sua Doutrina e se esforçarem para fazer a Sua vontade.
A preparação é uma obra essencialmente Divina, da misericórdia do Senhor, mas requer a ação livre e ativa do homem. Por isso o Senhor confortou os Seus discípulos, como também nos conforta a todos com estas palavras de confiança: "Não se turbe o vosso coração... Na casa de Meu Pai há muitas moradas: se não fora assim, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E se Eu for e vos preparar lugar, voltarei para vós, e vos receberei em Mim mesmo, para que onde Eu estiver, estejais vós também. E sabeis para onde Eu vou, e conheceis o caminho". "Eu sou o caminho, a verdade e a vida".

Amém.

Lições: Isaías 40:1-11, Lucas 12:32,48. AC 9763.