Dezenove de Junho

Sermão pelo Rev.Mauro de Pádua

"Eu sei as tuas obras: eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar: tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome."


(Apocalipse, 3:8)


Todo ano celebramos o dia 19 de junho como o dia da Nova Igreja. O que significa pertencer à Nova Igreja? Nas palavras que o Senhor falou à igreja em Filadélfia, Ele põe à nossa frente um ideal para a Nova Igreja, ou seja, Ele fala de um estado específico da Nova Igreja que servirá como uma pilastra para a Sua Igreja com toda a humanidade.  Aqui o Senhor fala daqueles que estão na verdade proveniente do bem, assim, proveniente do Senhor.  Estas pessoas estão focalizadas na verdade que manifesta o bem, ou na fé que manifesta a caridade.  Isto é, elas aplicam a verdade/doutrina à vida, elas enfrentam tentações com confiança no Senhor, e, assim, recebem a faculdade de ver o que é certo ou errado, verdadeiro e falso, bom e mal.  Quando outros têm dúvidas e não sabem o que fazer, olham para aqueles que estão na Igreja de Filadélfia e que servem como pilares da Igreja do Senhor, principalmente para o exemplo que estes dão no dia-a-dia.
Aqueles que estão neste estado reconhecem o Senhor como sendo onipotente e, conseqüentemente, como sendo o único que salva.  O Senhor tem poder sobre o céu e o inferno e está nos aproximando d'Ele constantemente.  É isso que significa o texto que lemos: "Estas coisas diz Aquele que é Santo, Aquele lque é Verdadeiro, Aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fecha, e que fecha e ninguém abre".
A mensagem à Igreja na Filadélfia espiritual é uma mensagem de esperança, pois o Senhor diz: "Eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar." (Ap. 3:8)  Isto quer dizer que o céu está aberto àqueles que estão na verdade proveniente do bem, àqueles que aprendem a verdade, a amam e vivem de acordo com ela.  O Senhor põe perpetuamente uma porta aberta à nossa frente, pois só Ele é Deus do céu e da terra.  Isto também quer dizer que temos que nos aproximar do Senhor como o Deus do céu e da terra, e, assim, veremos a porta aberta à nossa frente.  E se voltarmos as costas ao Senhor e esta porta se fechar, não é o Senhor quem a está fechando, mas nós mesmos.  A única maneira de se reabrir esta porta é nos voltarmos novamente para o Senhor com um coração sincero e como o único caminho para a vida eterna.  Por isso Ele diz: "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida.  Ninguém vem ao Pai, senão por mim."(João 14:6).
O Senhor, através de Sua Segunda Vinda, pôs diante da humanidade uma porta aberta.  Isto é, Ele pôs à nossa frente os meios pelos quais podemos verdadeiramente amá-Lo e gozar a vida celeste.  As verdades que Ele nos deu em Sua Segunda vinda são como uma luz que nos permitirá ver a porta aberta, a porta conduzindo a uma vida útil.  Através destas verdades o Senhor pode nos tornar participantes de Sua Igreja, a Nova Jerusalém.
Um outro ponto muito importante que o Senhor levanta neste texto, é que mais ninguém pode fechar esta porta.  Isto é, os infernos não podem prevalecer sobre aqueles que estão tentando seguir o Senhor e serem parte de Sua Igreja.  Esta porta que o Senhor abre está perpetuamente aberta para aqueles que estão nas verdades do bem do Senhor, e está perpetuamente fechadas para aqueles que se confirmam nas falsidades, assim, no mal.  É muito importante notar que esta porta está fechada àqueles que estão nas falsidades provenientes do mal, e, não para aqueles que estão nas falsidade provenientes da ignorância.  A porta está fechada para aqueles que falsificam as verdades do Senhor para se confirmarem em seus males, porque se deleitam neles.  Entretanto, aqueles que estão ignorantes da verdade mas estão dispostos a vê-la quando se apresentar a eles, não têm a porta fechada, e, podem entrar na Nova Jerusalem quando forem receber a verdade.  "Aqueles que estão em falsidades no que diz respeito a doutrina, contanto que não estejam nas falsidades provenientes do mal, receberão e reconhecerão as verdades da Nova Igreja (AR 182).  Mesmo nós que temos acesso aos ensinamentos da Nova Igreja, podemos estar em falsidades no que diz respeito a doutrina, mas, ainda, estamos mantendo a porta aberta à proporção que continuarmos tentando fazer o melhor que pudermos, e orarmos ao Senhor para que nos mostre a verdade.
Às vezes temos a impressão de que já alcançamos a vida espiritual porque temos acesso aos ensinamentos da Segunda Vinda do Senhor.  Mas isto não é necessáriamente verdade, pois devemos manter em mente que também temos que mudar nossas vidas, e que  toda força é do Senhor; de nós mesmos, nada podemos fazer, pois o Senhor mesmo nos fala em nosso texto: "tendo pouca força"  Devemos ter cuidado para não cairmos na armadilha de pensar que podemos ir ao céu sozinhos, sem a ajuda do Senhor.  Mesmo na Nova Igreja precisamos do Senhor tanto quanto outras pessoas de outras crenças e outros estados de vida.
Quando estamos tentando ver a porta aberta à nossa frente, estamos, de fato, fugindo dos males como pecados contra o Senhor, isto é, estamos tentando rejeitar as falsidades que escurecem a nossa visão do que é certo e errado.  No que tentamos rejeitar o que é mal em nossas vidas, enfrentaremos a batalha da tentação.  Mas aqui o Senhor nos dá uma mensagem de esperança, Ele diz: "Como guardaste a palavra da minha paciência, também Eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." (Ap. 3:10).  Isto quer dizer que o Senhor protegeu aqueles que pertenciam a Igreja de Filadélfia na época do Juízo Final.  Pois quando o Juízo Final aconteceu no mundo espiritual, aqueles que eram mal interiormente foram rejeitados e aqueles que eram bons interiormente foram salvos pelo Senhor.  Algo parecido acontece hoje quando passamos para o mundo espiritual, e se guardamos a palavra da paciência do Senhor, se pelo Senhor fomos vitoriosos em tentações neste mundo, também seremos salvos pelo Senhor.

Se isto vier a acontecer, também deveremos manter em mente que é o Senhor Quem conbate contra os infernos em nossas tentações, o que Ele faz através da verdade de Sua Palavra.  Assim, lemos: "O combate espiritual, que é a tentação, e chamado "a palavra da paciência do Senhor", porque na tentação o Senhor luta pelo homem, e Ele luta através das verdades de Sua Palavra."  Esta é uma outra razão por que devemos ir à Palavra do Senhor no Velho Testamento, no Novo Testamento e nas Doutrinas Celestes para aprender as verdades que o Senhor usa como armas contra os infernos e com as quais nos salva.  A não ser que aprendamos estas verdades e as usemos para o bem do próximo além do nosso, o Senhor não pode nos salvar.
Depois do Juízo Final, o Senhor revelou a doutrina da Nova Jerusalém, e, através desta, estabeleceu uma Nova Igreja pela qual Ele pode manter a porta aberta.  Esta é a Nova Igreja, isto é, a Nova Jerusalém, na qual entrarão aqueles que estão na verdade proveniente do bem.  Assim o Senhor falou: "Eis que venho sem demora! Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Ap. 3:11).   Esta coroa pertence ao Senhor com o homem, é a sabedoria proveniente da verdade e do bem, assim do Senhor.  A sabedoria é dada a pessoa pelo Senhor através das verdades da Palavra, e, assim o Senhor se conjunta ao homem.
A fim de ficarmos com a coroa e continuarmos a receber sabedoria do Senhor, devemos ser humildes e persistentes em viver de acordo com as verdades que percebemos do Senhor.  Assim, só assim, o Senhor poderá cumprir Sua promessa, como Ele mesmo diz: "Ao que vencer, Eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do Meu Deus, a Nova Jerusalém que desce do céu, do Meu Deus, e também o Meu novo nome." (AP 3:12).
Esta coluna é a Divina verdade do Senhor em cada um de nós, influenciando a nossa vida no dia-a-dia, e fazendo com que sejamos colunas para aqueles que precisam de apoio.  Este conceito é muito importante, pois devemos nos aproximar das outras pessoas não porque somos mais importantes ou melhores do elas porque temos acesso aos ensinamentos da Segunda Vinda do Senhor mais diretamente, mas, sim, porque o Senhor tem a verdade e devemos compartilhar essas verdades com todos os que desejam aprendê-la.  Às vezes é muito fácil esquecer que existem outras pessoas ao nosso redor que podem se beneficiar com a Segunda Vinda do Senhor.  Afinal de contas, nós já a temos; com o que temos de nos preocupar? 

Entretanto, quando celebramos o aniversário da Nova Igreja, e nos alegramos pela graça de que o Senhor nos expôs aos Escritos, devemos também olhar para fora de nós e fazer um esforço para compartilhar com o próximo o que temos.  Assim seremos como colunas para a Igreja do Senhor.

A partir do momento em que nos tornamos parte da Igreja do Senhor, isto é, quando entramos nas verdades provenientes do bem, e, assim, adoramos o Senhor Jesus Cristo sómente, permanecemos na Igreja do Senhor para sempre.  Assim, o Senhor nos falará as mesmas palavras que falou a Igreja de Filadélfia, que são: "A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a Nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome." (Ap. 3:12). Amém.
Apocalipse 3:7-13
AR 191