Deus-Homem

Um Sermão pelo Rev. Albert Thabede

“E a Palavra se fez carne, e habitou entre nós...”

(João 1:14)

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. 

(Gên. 3:15).

Estas verdades são o centro do ensinamento cristão, e se elas não forem claramente percebidas, a Palavra de Deus não pode ser racionalmente explicada. Estas são as verdades que nos unem ou nos dividem. São as verdades sobre as quais toda a doutrina da Nova Igreja repousa.
Muitas das pessoas da Nova Igreja vieram de diferentes experiências. Elas têm recebido a doutrina do Deus Homem de um  número de pessoas (i.e., antes de se juntarem à Nova Igreja. E a maior parte desta foi passada a elas por inteligência própria! Isto tem dificultado a que pessoas da Nova Igreja sejam verdadeiramente da Nova Igreja. Antes de qualquer coisa, eles têm de desaprender o que aprenderam antes de se juntarem à Igreja. Então devem aprender  novas verdades. Então devem viver as novas verdades.
Ora, a Doutrina do Deus Homem é tão importante à vida de qualquer pessoa que  os Escritos nos dizem que TODO HOMEM TEM SEU LUGAR NO CÉU DE ACORDO COM SUA IDÉIA DE DEUS COMO HOMEM.
Mas como Deus é Homem, isto não pode ser entendido pela própria inteligência. DEVE SER REVELADO!. Mas como isto é revelado ao homem? É revelado ao homem de DUAS MANEIRAS: i) através da Palavra revelada de Deus; ii) pelo influxo na alma e procedente do céu, que IMPLANTA NO HOMEM UMA PERCEPÇÃO DAS VERDADES GENUÍNAS DA REVELAÇÃO ESCRITA.

  1. A Palavra revelada de Deus

Esta é a Palavra na letra. A Palavra na letra contém AMBIGÜIDADES e APARÊNCIAS DE VERDADES. Mas a Palavra na letra também contém o sentido espiritual. Ora, no sentido espiritual toda ambigüidade desaparece e os ENSINAMENTOS APARENTEMENTE CONTRADITÓRIOS são então vistos como diferentes aspectos das MESMAS VERDADES.  Mas isto depende do INFLUXO NA ALMA           e procedente DO CÉU.

  1. INFLUXO NA ALMA PROCEDENTE DO CÉU

Esta é uma fonte essencial de LUZ. Sem ela o homem finito não pode entender as verdades genuínas dentro da REVELAÇÃO ESCRITA. Os Escritos dizem que (AC 3035): “O sentido da letra é tal que separa o que o sentido interno une, e esta é a razão por que o homem, que deve ser instruído pelo sentido da letra, não pode Ter uma idéia de UM A MENOS QUE PRIMEIRO TENHA A IDÉIA DE MAIS DE UM; porque Um com o homem é formado de muitos, ou, o que é a mesma coisa, pelas coisas sucessivas é formado o que é simultâneo”.  Isto nos traz a questão lógica quanto a como as pessoas que não tiveram a Palavra escrita foram acomodadas pelo Senhor?  A mente aqui se prende ao pensamento dos ancestrais na África do sul antes do aparecimento dos missionários (um pensamento muito subjetivo).

Bem, o Senhor, em Sua Misericórdia, escreveu a Palavra em Seus corações. Donde é que os antigos zulus CULTUARAM UMVELINQANGI Deus-Homem. Os zulus foram ANTROPOMÓRFICOS (fazendo Deus SEGUNDO A SUA IMAGEM), mas a idéia de Deus Homem estava ali!
Um outro nome para uMvelinqangi era uNkulunkulu, que literalmente quer dizer “O maior dos maiores”. Os zulus também adotavam a doutrina da vida após a morte porque eles acreditavam que uma pessoa que morre “junta-se aos seus ancestrais”. “UYE EMATHONGENI, KO BABA MKHULU BAKHE” . Os missionários distorceram tudo isso, o que deu a surgir a própria inteligência!
Se alguém ouvir os sermões de ministros nos meios de comunicação (rádio e tv), palavra por palavra, chega à conclusão de que 75 A 90% DA PREGAÇÃO É UMA REPETIÇÃO DE PALAVRAS DA BÍBLIA ou o uso de sinônimos.
Isto é óbvio porque NÃO HÁ A REVELAÇÃO. Isto tem feito com que surjam expressões tais como: “até que a morte os separe”, nas cerimônias de casamento, ou que “despertará no dia do Juízo final”, nas cerimônias de funeral.
Bem, eu conheço um ditado que é atribuído ao Brasil. Eu acredito que é: “Se a morte é um descanso, prefiro viver cansado!!”.
A inteligência própria é uma coisa perigosa porque muitas pessoas morreram acreditando em algumas coisas (falsidades) que foram proferidas por sacerdotes nas antigas igrejas cristãs.
O Senhor, no entanto, está gradativamente trazendo as pessoas para a Nova Igreja, onde elas aprenderão as verdades de Seus sacerdotes. Nem tudo está perdido. Com o crescimento da Nova Igreja no mundo, nós todos veremos o dia em que diremos: “Alegrei-me quando me disseram, Vamos à casa do Senhor”. Amém.

Lições:            Gênesis 3:9-15; João 1:1-15
AR 224; AC 8705