Vers.:  “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalha o que a edifica; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.

1)- Que estas palavras são aparência de verdade
[porque indivíduos sem temor de Deus, ateus, ímpios, criminosos, constroem suas casas e aparentemente são bem sucedidos por si mesmos]

2)- Então temos de examinar as correspondências aí contidas

3)- Casa é a mente da pessoa; o conjunto de vontade e entendimento; espírito
[Exemplo: “Quando um mau espírito sai do homem, anda por lugares áridos... (Mateus 12:43-45) -
[Outro exemplo: “Eis que estou à porta e bato...”. Claríssimo que mente é morada - anjos {Senhor} ou maus espíritos {inferno}

4)- -> “Edificar” = restaurar o que havia sido destruído. O Salmo está falando que é o Senhor, só, quem edifica a mente; regenera; revivica

5)- Temos de nos lembrar que nossa regeneração e salvação é conduzida unicamente pelo Senhor. Nós apenas cooperamos - como por nós mesmos.

6)- Os estados são conhecidos pelo Senhor, só: a sucessão, o tempo; a ordem em que os males são removidos; o tempo propício em que nossa mente pode adquirir esta ou aquela verdade.

7)- Comparável ao campo: há estação própria para cada tipo de semente e sua frutificação; umas brotam no inverno, outras no verão. Algumas sementes levam anos para frutificar, porque o fruto é mais nobre. Ele é o agricultor, disse-nos uma vez no Evangelho.

8)- Só o Senhor conhece cada aspecto de nosso ser e por isso só ele pode realmente conduzir essa obra.

9)- Quando o Senhor edifica, o que ele faz? Que materiais utiliza? Inteiramente diferentes daqueles de que somos constituídos - males e falsidades, um caos de ignorância e meras cobiças; próprio infernal ----------> fé e caridade, verdades e bens. Em outras palavras: princípios dignos; entendimento esclarecido e sensato; atitudes justas, leais; conduta correta em todas as coisas porque assim a consciência dita.

10) O conjunto de novo modo de pensar e de agir - pela fé e pela caridade - é o que constitui a nossa nova casa do espírita - é o bem e a verdade do Senhor em nós - é a Igreja em nós.

11) - Lemos em VRC 245 que: “O que instaura a Igreja... que está no homem, não é a doutrina, mas a vida segundo a fé... não é a Palavra que instaura e faz a Igreja especialmente no homem, mas é a fé segundo os veros e a vida segundo os bens que ele tira da Palavra e aplica”. Quando tira veros da Palavra e os aplica a vida, o homem está sendo conduzido pelo Senhor e edificado por Ele num novo ser. Não há outra maneira de edificação do homem.

12) - Mas o Salmo também está se referindo à Igreja no plano geral. “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia sentinela” - Sabemos que a cidade é a Igreja = Ex.: Jerusalém, Babilônia.

13) Cidade é um conjunto de casas; da mesma forma, Igreja é o conjunto de pessoas que estão sendo edificadas num novo ser pelo Senhor. Ou ainda: a Igreja é o conjunto de atitudes novas tomadas pelos membros em particular; o conjunto de práticas e condutas irrepreensíveis que os seus membros adotam individual e coletivamente.

14) - “A Igreja é conforme a sua Doutrina... todavia, o que instaura a Igreja não é a doutrina, mas a integridade e a pureza da doutrina, por conseqüência o entendimento da Palavra...”.

15)- Quando sabemos que tal é o entendimento da Palavra ou pureza de sua Doutrina, tal é a Igreja, logo entendemos que é nosso dever prestar atenção à  qualidade e a pureza dos ensinamentos que há na Igreja. É uma atenção necessária. Os que zelam pela sanidade da doutrina da Igreja são comparados neste Salmo ao sentinela, porque  “Sentinela”= aqueles que observam as mudanças de estado da Igreja (AC 10134).

16)- Nossa sociedade em particular tem tido sua atenção voltada para este ponto: a pureza da doutrina da Igreja. Alguns de nós têm agido intensamente como “Sentinelas”, observando as mudanças porque estamos passando. Existe até preocupação e ansiedade pelo que pode vir a acontencer com a pura doutrina da Nova igreja. É nobre essa preocupação. Mas não pode se tornar em impaciência ou ansiedade, porque, “o Senhor é quem vigia a sua cidade”. Se nós, em particular, estivermos fazendo o melhor de nossos esforços, de acordo com nossa consciência, o Senhor nos conduz e ele pode operar por nosso intermédio, mas ele é quem estará edificando, guardando e vigiando.

17) - Confiemos em nosso Criador e protetor, o Senhor Deus Jesus Cristo. A seara é dEle. A Igreja lhe pertence. “Do Senhor e a terra e a sua plenitude”. Porque, por mais que fizermos, todo esforço será em vão se o Senhor não edificar a casa e não guardar a nossa Cidade. Amém.