BOAS NOVAS

 

Sermão pelo Rev.Elmo C.Acton

"Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião:
O teu Deus reina"


(Isaías 52:7)

A beleza do Advento do Senhor está aqui representada pela graça dos pés do mensageiro que retorna da batalha sobre as montanhas da Judéia com as boas novas de vitória e paz, e a certeza do reino duradouro do Messias.
Um dos grandes usos da profecia era manter viva no coração do povo a esperança de futura vitória e de paz. Nos dias do profeta Isaías o reino de Judah foi assolado pelos inimigos; grande parte da terra foi ocupada por estrangeiros e perigos e ameaças lhes vinham de todos os lados. Num espaço de poucos anos iriam cair num longo período de cativeiro e perseguição. Era necessária toda a coragem para suportar e enfrentar as durezas que os aguardavam, se quisessem ser preservados como uma nação e uma igreja até à época do Advento do Messias. Suas esperanças se sustinham por meio das profecias; também por elas eles se conservavam no culto representativo de JEHOVAH até o tempo do Advento.
As profecias tiveram um uso similar também para os anjos do céu. A igreja na terra é o pedestal em que os céus se assentam. Ora, quando a igreja começou a declinar e entrou em perigo de extinção, a paz e a segurança dos céus ficaram ameaçados. Nas profecias os anjos viam a redenção futura que o Senhor em Seu Humano efetuaria, e assim eram sustentadas sua esperança e sua alegria. Conseqüentemente, os anjos tinham uma alegria que superava todas as outras alegrias quando traziam à mente a vinda do Senhor e a salvação da raça humana por Ele {AC 8261].
E assim deveria ser com o membro da igreja neste dia, em celebração do bendito e santo evento da vinda do Senhor. Porque o Senhor redimiu os homens e mantém abertas as portas da salvação para toda a raça humana. E assim seria se as pessoas se voltassem com confiança para o Senhor e reconhecessem plenamente que só Ele pode salvar do poder dos infernos {Coronis 60}. A miséria espiritual e a depressão do homem vem da confiança que ele deposita em seu próprio poder para se livrar do mal e da tentação. De si mesmo, o homem não pode subjugar sua herança própria; enquanto persiste em combater de si mesmo contra os males, ele só faz se afundar cada vez mais num sentimento de desesperança.
Uma verdadeira confiança no Senhor pode começar no conhecimento da obra de redenção pelo Seu nascimento e Sua vida na terra. Na verdade, a comemoração do Advento é a época de se  renovar a confiança no Senhor e de reavivar nossas esperanças de salvação. Porque o Senhor, em Seu Humano, combateu os infernos e os venceu; e por Sua vitória recebeu nesse Humano o poder de conquistá-los em cada pessoa que humildemente busca Sua ajuda por uma vida de acordo com os Mandamentos.
Toda obra Divina é eterna. A redenção operada pelo Senhor em Seu Advento não terminou naquele tempo; era uma redenção das pessoas daquele, deste e de todos os tempos no futuro. Por maior que seja o seu mal, por mais desalentado que o homem esteja por causa das lutas e tentações provocadas por sua própria miséria, ele pode ter esperança de poder ser salvo, porque o Senhor tem poder para redimir o homem e sempre deseja a sua salvação.E este esperança e confiança podem ser renovadas através de uma celebração adequada dos cerimoniais da igreja. O Senhor veio para redimir e salvar o Seu povo. Para Ele era a alegria mais íntima contemplar a salvação de toda a raça humana por meio da união de Seu Humano com o Divino. Ele almejava o bem, a paz e a salvação para o homem e por isso quis nascer na terra, ainda que tivesse de enfrentar as mais graves tentações, até a morte, para que o homem pudesse ter vida. As palavras da profecia expressam este conforto:
"O Espírito de JEHOVAH Deus está sobre Mim, porque JEHOVAH me ungiu para pregar boas novas aos mansos: enviou-Me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável de JEHOVAH e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca das tribos de Sião que se lhes dê grinalda por cinza, óleo de gozo por tristeza, vestido de louvor por espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação de JEHOVAH, para que Ele seja glorificado" (Isaías 61:1).
E nos Escritos:
"O Senhor veio ao mundo para afastar do homem o inferno, e  o afastou por combates contra ele e por vitórias alcançadas sobre ele; assim o subjugou e o repôs sob Sua obediência"[VRC 121]. "O Senhor, por um semelhante poder Divino, combate hoje contra o inferno em todo homem que é regenerado, pois o inferno ataca (...) a todos com com um furor diabólico; e se o Senhor não lhe resiste e não o doma, é impossível que o homem não sucumba"[VRC 123].
Verdadeiramente, o Advento e a redenção são boas novas para todos os que confiam nEle e esperam por Sua Salvação.
Essas boas novas vêm dAquele cujos pés são belos sobre as montanhas. Os "pés" representam o que é último -o último numa série- o natural e o sensual em que as coisas interiores terminam e sobre a qual repousam. Com relação ao Senhor em Seu Advento, os "pés" representam o humano que Ele assumiu pelo nascimento no mundo. As montanhas representam o amor, aqui o Divino amor mesmo. O humano pelo qual o Senhor enviou-se ao mundo nasceu de uma semente Divina. O corpo mesmo era uma forma do Divino amor. Ainda que material e finito, foi, no entanto, formado pelo Divino, e nele o Divino amor era visível. A presença do Divino o amor no humano é que afetou os pastores, os magos, Maria e todas as pessoas boas que receberam as boas novas do nascimento do Senhor na terra.

O Divino amor, no humano nascido de Maria, enfrentou e superou os ataques dos infernos e desse modo glorificou o Humano, de sorte que este veio a se tornar o Divino amor em forma Humana, do qual o Senhor disse após a ressurreição:
"Eis as Minhas mãos e os Meus pés, que Sou Eu mesmo"<fi>
A salvação do Divino Humano dada no Segundo Advento é representada no Apocalipse como tendo pés de "latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha..." Porque esta Revelação nos fala plenamente acerca do Pai, e por isso plenamente revela a presença do Divino amor nos graus natural e sensual da vida. Aí o Divino amor, pela luz e o calor do Sol espiritual, brilha, e pode ser visto em cada iota e cada til da letra da palavra, de maneira que nela podemos contemplar "o Filho unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade".
Este é o cumprimento das palavras da profecia "Quão suaves sobre os montes são os pés daquele que anuncia as boas novas". E as boas novas são que, na união do Divino com o Humano e do Humano com o Divino, todo homem pode ter a paz, o bem e a salvação. O Senhor em Seu Divino Humano venceu os infernos e "os mantém na ordem e sob Sua obediência pela eternidade".
Se todos foram redimidos, porque não são todos salvos? O segundo versículo do texto responde esta pergunta:
"Eis a voz dos teus atalaias! eles alçam a voz, juntamente exultam; porque olho a olho verão, quando o Senhor voltar a Sião".
"Atalaias" são aqueles que diariamente examinam as Escrituras e à sua luz descobrem os próprios males e os afastam como pecados contra Deus. Só os atalaias fiéis é que poderão se juntar aos céus em cânticos de glorificação do
Senhor por causa de Seu advento.
Preparamo-nos para glorificar ao Senhor por Seu Advento quando aprendemos as verdades interiores, meditamos nelas e afastamos os males como pecados contra Deus. Os que assim fazem verão, olho a olho, quando o Senhor retornar a Sião.
Enquanto na Palavra do Antigo Testamento o Senhor pode ser visto como que de costas, no Novo Testamento como através de um vidro escurecido, nos Escritos Ele pode ser visto olho a olho, face a face. Isto quer dizer ver o Divino amor em uma forma Humana. à luz do sentido espiritual da Palavra o Divino amor pode ser visto como Deus Homem, que traz a todos os que nEle confiam e esperam, a paz, o bem e a salvação.
Não importa a sua condição de vida, rico ou indigente, sadio ou enfermo, contente ou abatido, feliz ou infeliz, cada um pode glorificar e louvar a Deus por causa de Seu Advento, sabendo que o Divino amor na forma Humana está presente nos últimos da vida, cuidando e provendo para a felicidade eterna de todo ser humano. À luz do sentido espiritual da Palavra, cada um pode se regozijar na suavidade e na beleza sobre os montes dos pés que anuncia as boas novas.

Amém.

Lições: Isaías 52
Coronis 59:2-4
Tradução de C.R.Nobre